quarta-feira, 20 de maio de 2009

Orientação aos Pais - parte I

Legendas do vídeo “Orientação aos Pais - parte I”

Ter filhos é o maior sonho de muitos casais. É um sonho relativamente fácil de realizar, e quando se pensa no filho que um dia vai chegar, o casal deseja, antes de mais nada, que a criança chegue com saúde e “perfeita”. Se a chegada de uma criança muda a rotina da família, a chegada de uma criança com alguma diferença funcional muda completamente a vida dos pais e da família. O choque inicial é muito natural, afinal vivemos em uma sociedade que infelizmente não sabe conviver com as diferenças. Mas esta realidade precisa mudar. E nós – eu, você, nós todos – somos agentes dessa mudança.

Se você possui uma criança que nasceu diferente do esperado, há muito que aprender com essa experiência... Tenho certeza que grande parte da sua angústia foi produzida por uma imagem negativa acerca das pessoas com diferença funcional. Jogue fora essa imagem negativa; ela não ajuda em nada o seu relacionamento com essa criança. Um olhar negativo torna a realidade mais difícil e mais dura do que ela é de fato.

Percebo o quanto os pais ficam perdidos, sem saber como agir, sem saber o que fazer. E por estarem perdidos, tratam seus pequenos apenas como doentes, ou como uma criança especial. De fato, qualquer criança é especial. Por isso, quando uma criança é tratada como especial apenas por ser diferente, ao invés de atenção ela está recebendo sobre si um estigma.

A infância das crianças com diferença funcional é sufocada por uma rotina de cuidados que são, até certo ponto, necessários. Mas, há também muitos excessos produzidos pela superproteção, medos e pela insegurança dos pais. Há uma variedade de profissionais preparados para promover qualidade de vida e um desenvolvimento saudável para os pequenos, mesmo nos casos mais complexos. Mas o suporte técnico e profissional não é tudo... Aliás, o resultado desse suporte depende muito do apoio emocional e lúdico que a criança precisa ter em casa.

Pode parece óbvio, mas eu preciso dizer: Um criança com diferença funcional precisa ser aceita, acolhida e amada. É fundamental para qualquer criança sentir que é amada, que é aceita, que é importante. Dessa forma, sua criança vai se sentir especial, no sentido mais belo do termo. Ser uma criança especial por ser amada e aceita é bem mais digno do que ser especial apenas por ser diferente.

Uma criança amada se desenvolve melhor. Uma criança amada aprende melhor. Uma criança amada é uma criança feliz!

Além de ser aceita e amada, a criança precisa brincar, a criança precisa ser criança. Uma diferença funcional não deve ser tomada como uma doença, ou como algo que impeça a criança de ser criança. Se seu filho não brinca, o problema pode estar em você, e não nele. Não importa o rótulo que a escola, a medicina ou a sociedade deu para seu filho, ele é uma criança e como criança ele precisa ter infância.

A rotina de uma criança com diferença funcional muitas vezes é pesada e difícil. Se em meio a essa rotina a criança puder ser criança, certamente a vida será divertida e o mundo parecerá menos hostil aos olhinhos dela. Observe sua criança enquanto ela brinca... você se sentirá mais leve ao perceber que há muita vida pulsando naquele corpinho que você acha tão frágil.

Criança que brinca torna-se mais espontânea, mais independente. Criança que brinca tem mais saúde. E como nada no mundo vale mais que um sorriso de criança, uma criança que brinca sorri mais.

* * *
Descrição do vídeo:
A criança com diferença funcional precisa ser aceita e amada. Além do apoio profissional e técnico. O suporte emocional e lúdico deve fazer parte da rotina da criança.
Apresentação: Ray Pereira
Interpretação: Adriana D. Pereira
Ray Pereira é Psicólogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Saúde Pública.
.
Para recomendar esse texto clique no envelope abaixo.

Um comentário:

Tia Jack disse...

RAY!!!!1
EU TENHO UMA FILHA ESPECIAL SIM !!!!!!!!!!!!!!!!
PQ ELA É TUDO QUE VC FALOU...ELA É FELIZ,AMADA,DESEJADA ,ACEITA,CATIVADA, NA VERDADE MINHA FILHA É TUDO DE BOM.
ESTOU TÃO FELIZ PQ EU DIGO PARA MINHA FILHA QUE ELA NÃO É DOENTE E NEM TEM PROBLEMAS,É SIMPLISMENTE UMA CRIANÇA MARAVILHOSA E UQEM TEM CAPACIDADES INUMERAS E QUE EU E MINHA FAMÍLA TEMOS UMA BASE MUITO FORTE QUE É ACREDITAR NA FORÇA QUEM VEM DE ANA MESMO EU SEI QUE MINHA FILHA É CAPAZ ....
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!